Siqueira Campos, 30 sala 204
Copacabana
All classes are taught in
English and Portuguese
.

QUEM SOMOS

O Samatva é um espaço aconchegante composto por duas salas, a sala de yoga e a sala das terapias. Na sala de yoga ensinamos Hatha Yoga e Iyengar Yoga, enquanto que na outra sala oferecemos as mais diversas terapias, com especial foco no ayurveda.

YOGA

Bruna Sakanoi - E-RYT 500

Bruna é professora de yoga, praticante de Reiki e massoterapeuta. Se formou em 2005 pela escola Cloud Nine Yoga e estudou com professores na Califórnia (onde viveu durante 16 anos), incluindo Erika Faith Calig, Julian Walker, Erich Schiffmann, Seane Corn e Hala Khouri.

É formada em massoterapia pela IPSB - Institute of Psycho-Structural Balancing (Los Angeles), Jardim de Aromas (Vale do Matutu) e Shiva Studio (Búzios).

É registrada pela Yoga Alliance americana e pela IAYA – International Association of Yoga & Ayurveda.

Bruna Sakanoi
MARCO MARTINS

Marco Martins (1978, Açores-Portugal) é um professor certificado pelo Instituto Iyengar Yoga (IY) de Amesterdão (2009) com os professores Clé Souren, Charles Hond e Annemieke Post.

Começou a estudar yoga no ano de 1999 e no ano seguinte, na Índia, teve o primeiro contato com o IY através do professor Rudradev Gowda. Foi essa linha de yoga que, pela sua clareza e precisão, mais o motivou e o ajudou a tomar contato com novas possibilidades na sua prática. A partir de então decidiu dedicar-se ao IY e certificar-se na Holanda.

Após a sua certificação, seguiu os seus estudos com Patxi Lizardi (Iyengar Yoga terapêutico), Delilah King, Billy Konrad, Katia Dacosta.

Marco ensinou em Lisboa e Cascais durante mais de 10 anos. Em 2010 , deu aulas no estúdio “Yoga Moves” em Utrech, assim como nos Institutos de Iyengar Yoga de Amesterdão e Roterdão. Desde Novembro de 2015, ensina e vive no Rio de Janeiro.

Além de dar aulas, Marco é responsável pela coordenação das aulas de Iyengar Yoga no Samatva.

Marco Martins

TERAPEUTAS

Bruno Menezes

Mestrado em Psicossociologia de Comunidades (UFRJ). Terapeuta ayurvédico formado com Dr. Ruguê pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya. Aprofundou em cursos de ayurveda como: Fitoterapia Ayurvédica e Herbologia e práticas de óleos medicados, ambos com o Dr Danilo Carneiro Maciel; Curso de Psicologia Ayurvédica com Dr. Luiz Guilherme da Clínica; Curso de Introdução ao Ayurveda na clínica Dhanvantari na Índia onde também fez pesquisa antropológica no Instituto/Clínica ayurvédica Ambujas (Kerala - Índia).

Bruno Menezes
Icaro Silveira Devulsky

Acupunturista, formado em Medicina Tradicional Chinesa pela Escola Neijing. Formando em fisioterapia (Unisuam) e especialista em Método Dorn, tratamento que consiste no reajuste manual da coluna vertebral e realinhamento da mesma e dos membros através de técnicas específicas que permitem o correto encaixe das articulações corrigindo desníveis nas pernas. Atua desde 2012 com atendimentos em clínicas. Também conta com as formações como instrutor de Yoga, Massagem ayurvédica e Terapia Crânio-Sacro.

Icaro Silveira Devulsky
Manuela Colker

Possui formação em massagem e terapias ayurvédicas com Luiz Otávio Reis. Tem formação também em Biopsicologia, pelo Instituto visão futuro, e em Alinhamento energético. Cursou drenagem linfática. Atua também como astróloga.

Manuela Colker
Maria Elisa

Maria Elisa tem um curso de formação em Terapeuta Ayurveda na Suddha Dharma Mangalam sob a orientaão do Dr. Ruguê (de 2014 a 2017). Durante a sua formação estagiou com Felipe Reis no Samatva e em 2017 trabalhou como terapeuta no Suddha Dharma Mangalam no programa de Pancha Karma.

Maria Elisa
Marise Berg

Nutricionista pós-graduada em alimentos funcionais e nutrigenômica, com especialização em Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya com extensão em Rasayana (rejuvenescimento) e Nutrição Ayurvedica pela Kerala Ayurvedic Chikitsalayam e International Academy of Ayurveda - Pune; e Vishwanath Panchakarma Centre – Rishikesh, Índia.

O título de Nutricionista me confere o papel de decifrar a relação dos nutrientes com a saúde (estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças) e, em seguida, traduzir toda a teoria em deliciosas preparações. Sou, portanto e com o maior orgulho, cozinheira e educadora, decodificando e compartilhando conhecimentos, com o objetivo de inspirar as pessoas a se alimentarem de forma pacífica, saudável e prazerosa.

A cozinha é meu templo sagrado, espaço de conexão com a intuição, a criatividade, a feminilidade e a doação. Entendo que há mais mistérios entre o céu da boca e a terra do que supõem nossas papilas. Os aspectos mais sutis e delicados do ser se manifestam nas emoções, no olhar, nas palavras e ações. Toda essa rede de matéria e energias - subjetiva, dinâmica e complexa-, está profundamente conectada à forma e ao conteúdo do pão nosso de cada dia.

Marise Berg